UFE vai oferecer curso superior para professores indígenas

11/09/2002 - 22h16

Recife, 11 (Agência Brasil - ABr) - A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai oferecer um curso de formação superior para professores indígenas de nove tribos de Pernambuco. Atualmente existem no estado 265 professores indígenas, mas dentro das aldeias não há escolas de 5ª a 8ª série por falta de qualificação dos educadores, que concluíram apenas o ensino médio.

O projeto está sendo elaborado pelo núcleo de pesquisa sobre Etnicidade, em parceria com o Centro de Artes, de Filosofia e de Ciências Biológicas, com a participação da Fundação Nacional do Índio. As diretrizes para execução da proposta vão ser discutidas em um seminário programado para o dia 19, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE. Entre os participantes estão o coordenador geral de apoio as escolas indígenas do Ministério da Educação, Jean Paraíso Alves e o professor da Univesidade de São Paulo, Donizete Propione.

De acordo com o diretor do núcleo de estudos e pesquisa sobre etnicidade, da UFPE, Renato Athias, o projeto representa uma inovação na política pedagógica, já que precisa levar em consideração características etnicas, históricas e culturais. Ele disse que a idéia é melhorar a qualidade do ensino fundamental na tribos, a exemplo das experiências que já existem no Amazonas e no Mato Grosso.

O professor explicou que o processo de seleção dispensará o vestibular, uma vez que se trata de um curso para uma clientela específica. Entre as áreas de estudo preferidas pelos índios professores estão biologia, informática e antropologia.

Angela Sacchi, uma das organizadoras do seminário, disse que os conhecimentos adquiridos na Universidade vão ajudar os professores a resolver mais facilmente problemas como demarcação de terras e facilitar a articulação com representantes de ONGS, que apoiam os índios.