Frequência escolar é cumprida por 96% dos estudantes beneficiados pelo Bolsa Família

15/01/2014 - 19h13

 

Paulo Victor Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff comemorou hoje (15) o levantamento divulgado no último dia 13 de que, em outubro e novembro de 2013, 95,9% dos estudantes da rede pública cuja família recebe o Bolsa Família cumpriram a frequência escolar mínima.

Por meio do Twitter, a presidenta disse que a frequência é superior à média registrada pelos alunos da rede pública que não são atendidos pelo programa.

Segundo Dilma, os dados comprovam que os pais beneficiários do programa compreendem que a educação “é o caminho mais curto para garantir um futuro melhor para seus filhos”. Para permanecer no programa, estudantes de 6 a 15 anos de idade devem ter, no mínimo, 85% de frequência. Já os jovens de 16 e 17 anos precisam estar presentes em, no mínimo, 75% das aulas.

O maior índice de frequência escolar no ano passado foi registrado por estudantes das regiões Norte e Nordeste, com 97,7% e 97,5% de frequência, respectivamente. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), os cinco estados campeões da frequência escolar foram Amapá (99%), Maranhão (98,6%), Piauí (98,5%), Acre (98,4%) e Alagoas (98,1%).

O levantamento é feito bimestralmente pelo Ministério da Educação com apoio do MDS e das áreas de educação dos municípios, dos estados e do Distrito Federal. Os dados divulgados, porém, não se referem a todos os estudantes de famílias que recebem o Bolsa Família, já que o acompanhamento da frequência é feito atualmente com 92,2% do total dos alunos. Ou seja, dos 17,4 milhões de estudantes beneficiários, 16 milhões tiveram as informações de frequência cadastradas.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil