IPCA não surpreende e inflação está sob controle, diz ministro interino da Fazenda

10/01/2014 - 11h20

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro interino da Fazenda, Dyogo Henrique, disse hoje (10) que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 5,91% no fechamento de 2013, não surpreende o governo. Relatório Trimestral de Inflação divulgado em dezembro pelo Banco Central projetava, em cenário de referência, um índice de 5,8%.

“Já esperávamos que dezembro tivesse um índice um pouco mais alto por causa do aumento do preço da gasolina e também porque é um período de férias, quando as passagens aéreas tiveram uma contribuição para que o índice viesse um pouco mais alto em dezembro”, destacou.

Para ele, o importante é que o índice está dentro da meta, demonstrando, por parte do governo, que a inflação no Brasil está sob controle, sem perspectiva de aumento exagerado de preços. A meta de 2013, estabelecida pelo governo, é 4,5%, com tolerância de 2 pontos percentuais. Ou seja, no limite, a inflação poderia ficar em 6,5% que estaria dentro da meta.

“Isso é que é mais importante para o país e para a população brasileira: ter segurança de que estamos mantendo a inflação dentro dos patamares e dentro das metas”, ressaltou ele, substituto do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que está de férias.

Sobre o fato de o governo ter estimado, por diversas vezes, que a inflação no ano passado deveria ser menor do que a registrada em 2012, Dyogo disse que a variação é quase estável. “Não sei se havia esse compromisso [de manter a inflação em patamares menores do que 2012], mas há sempre a expectativa de que o índice seja bem-comportado e fique dentro da meta, e foi o que aconteceu. Do ponto de vista da comparação interanual, a diferença é na segunda casa decimal, considerada praticamente estável",  argumentou o ministro. A inflação medida pelo IPCA, em 2012, ficou em 5,84%. 

Para 2014, as expectativas são positivas, e os técnicos do governo não têm perspectiva de que a inflação tenha comportamento “fora do normal”. “Estamos prevendo que a inflação este ano, assim como nos últimos dez, 11 anos, fique sob controle. O governo manterá todo esforço e atenção para que isso ocorra.”

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil