Moradores retirados da comunidade do Metrô-Mangueira vão ser cadastrados no Minha Casa, Minha Vida

09/01/2014 - 20h41

Cristina Indio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Os atuais moradores da comunidade Metrô-Mangueira, na zona norte da cidade, vão ser cadastrados para receber um aluguel social até serem realocados para imóveis do Programa Minha Casa, Minha Vida. A favela será demolida para instalação de um polo automotivo no local. Antes, a administração municipal tinha anunciado que eles iriam para um abrigo.

A decisão foi tomada em uma reunião, hoje (9) à tarde, entre representantes da Secretaria Municipal de Habitação e da subprefeitura, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e das famílias que se instalaram na comunidade após o primeiro levantamento feito pela prefeitura, que reassentou várias famílias do local em habitações do Minha Casa, Minha Vida.

A demolição dos imóveis, feita pela Subprefeitura da Zona Norte, começou terça-feira (7) e foi acompanhada por agentes da Guarda Municipal e policiais militares. Os moradores chegaram a protestar contra a demolição. Eles tentaram impedir a derrubada das casas e interromperam o trânsito na Avenida Radial Oeste, perto do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã. Para garantir o trabalho da subprefeitura, a Polícia Militar montou um esquema de segurança no local.

O projeto de reassentamento das 662 famílias começou em 2010. Segundo a prefeitura, todas as famílias viviam em condições insalubres e precárias. Os primeiros moradores foram transferidos para imóveis dos condomínios Mangueira 1 e Mangueira 2, que fazem parte do Minha Casa, Minha Vida. A remoção terminou em dezembro, quando as últimas famílias receberam imóveis no Bairro Carioca, em Triagem, também ns zona norte.

Após a demolição de todos os imóveis da comunidade, a prefeitura vai construir no terreno o Polo Automotivo Mangueira que, além de atividades comerciais e serviços para o setor, vai incentivar a geração de emprego e renda para a população local. A prefeitura informou que o polo terá também um parque com ciclovia, área Infantil, academia para idosos e pista de skate. Também serão plantadas 400 árvores. A intenção da administração municipal é beneficiar moradores do entorno do Morro da Mangueira.

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil