Edital para trens do Corcovado cobrará responsabilidade ambiental

06/01/2014 - 15h13

Vinícius Lisboa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Um novo edital de licitação para a concessão dos trens do Corcovado está em fase de elaboração e vai incluir maior responsabilidade ambiental, adiantou hoje (6) o chefe do Parque Nacional da Tijuca, Ernesto Viveiro de Castro. O documento está em discussão e entrará em consulta pública neste ano.

"Espero que o edital saia neste ano", torce Ernesto, que explica: "Realizamos uma série de reuniões com diferentes setores, empresários, moradores. O edital vai incluir a reforma completa das estações e a troca dos trens, além de cuidados ambientais".

De acordo com Viveiro de Castro, a concessionária que assumir os trens terá que, por exemplo, fazer o monitoramento da fauna, controlar espécies invasoras, como jaqueiras, e cuidar da poluição sonora gerada na linha férrea.

Os trens do Corcovado são operados pela concessionária Esfeco desde 1979. No ano passado, a responsabilidade pela fiscalização do contrato passou da Secretaria de Patrimônio da União para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, que administra o Parque Nacional da Tijuca. Agora, cabe ao órgão publicar o edital que definirá a concessão pelos próximos 20 anos.

Evitar incidentes como a pane que deixou turistas presos em uma composição neste fim de semana será uma das preocupações do edital. "É preciso qualificar mais a visitação, com mais informações, e garantir a melhora nas condições para os visitantes."

Hoje (6), às 18h, o secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello, o chefe do Parque da Tijuca, Ernesto Viveiros de Castro, e o presidente do Instituto Chico Mendes, Roberto Vizentim, se reunirão para discutir medidas operacionais para o parque.

 

Edição: Beto Coura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil