Mais de 700 toneladas de lixo são retiradas das praias do Rio após o réveillon

02/01/2014 - 18h55

 

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A festa da virada do ano nas praias da capital fluminense produziu 711,5 toneladas de lixo, com redução de 7% em relação ao ano passado. Elas foram retiradas pela Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb). Pela primeira vez a coleta seletiva fez parte da operação de limpeza e 27,2 toneladas de resíduos recicláveis foram removidos dos 11 eco pontos instalados na orla de Copacabana.

Para garantir maior agilidade na limpeza, a Comlurb mudou a forma de atuação na Operação Réveillon. Inspirada no modelo adotado com sucesso na Jornada Mundial da Juventude, cerca de 400 garis trabalharam na manutenção da limpeza da orla de Copacabana, durante o evento da virada. No dia primeiro, em toda a orla, foram mobilizados 3.841 trabalhadores, 2.440 contêineres, 180 viaturas e 127 equipamentos.

Outro indicador do sucesso da operação foi a diminuição da quantidade de papel picado lançado das janelas dos escritórios no centro do Rio, principalmente os das avenidas Rio Branco e Presidente Vargas. Se em 2012 a quantidade chegou a 12 toneladas de material, na festa deste ano, somente 2,4 toneladas foram recolhidas das principais avenidas da região central.

O trabalho de limpeza em toda a orla carioca começou às 6h do dia 1º e a Operação Réveillon, considerada a maior e mais ágil programação de limpeza de litoral, foi concluída às 10h, para que os caminhões-pipa e lava jatos pudessem lavar e desodorizar as pistas da orla às 10h30. Toda a orla, inclusive as praias da Ilha do Governador, de Sepetiba, Guaratiba e do Piscinão de Ramos, receberam atenção especial no período de festas.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil