Dois municípios fluminenses estão em alerta máximo devido à cheia de rios

31/12/2013 - 9h29

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Os municípios de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, e Bom Jesus do Itabapoana, no noroeste do estado, estão em alerta máximo devido ao aumento do nível de rios que cortam essas cidades. Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que monitora a cheia dos rios no estado, o alerta máximo é o mais grave em uma escala de quatro níveis e significa que o rio já atingiu 80% do nível de transbordamento.

No caso de São João de Meriti, o problema é com o Rio Pavuna, que já transbordou e provocou enchentes no município nas chuvas dos dias 10 e 11 de dezembro. Em Bom Jesus, a preocupação é com o Rio Itabapoana, que também transbordou em meados de dezembro, deixando desabrigados no município.

Na Baixada Fluminense, dois municípios estão em alerta, o segundo mais grave da escala do Inea, devido ao nível do Rio Capivari: Belford Roxo e Duque de Caxias. Choveu na noite de ontem (30) no Grande Rio, provocando alagamentos na cidade do Rio e na Baixada Fluminense. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para hoje é de dia parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuvas isoladas em todo o estado.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil