Tempo melhora no Espírito Santo e Defesa Civil retira alerta, mas risco de deslizamentos continua

30/12/2013 - 21h39

 

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Secretaria Nacional de Defesa Civil retirou todos os alertas de enxurradas e inundação para o Espírito Santo. O estado, que foi atingido pelas chuvas fortes, continua com alertas de risco de deslizamento de terra nas regiões mais afetadas pelo temporal. Entretanto, a previsão meteorológica é de sol e poucas nuvens na maior parte do estado a partir de amanhã (31) e possibilidade de chuvas esparsas no sul da região serrana. As temperaturas podem chegar a 37 graus Celsius (ºC) em alguns pontos do estado.

Segundo informações da Defesa Civil do Espírito Santo, todos os municípios foram informados sobre os procedimentos de avaliação contínua dos pontos afetados pela chuva e para evacuação emergencial caso seja necessário. O governo estadual decretou situação de emergência em todas áreas afetadas.

Seis pessoas continuam desaparecidas e o número chega a 24. Segundo o último boletim do órgão, 48.010 tiveram que deixar suas casas e estão em residências de parentes e amigos ou em abrigos organizados pelas prefeituras dos 54 municípios afetados.

Desde o dia 28, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) retomou o monitoramento da balneabilidade dos rios e praias do Espírito Santo. O monitoramento serve para medir a qualidade da água e determinar se está própria para banho. Ele tinha sido suspenso por causa dos temporais.

As amostras voltaram a ser coletadas e os resultados dos exames de bactérias e contaminação estão no site da Secretaria de Meio Ambiente a partir de amanhã (31). O controle da qualidade da água também é importante porque a Secretaria de Saúde do Espírito Santo suspeita que a morte de uma pessoa em uma cidade da Grande Vitória tenha sido causada por leptospirose.

Mas, enquanto o clima dá trégua no Espírito Santo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para chuvas moderadas a fortes com possibilidade de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento no Rio Grande do Sul e Santa Catarina até a noite de amanhã. Os ventos podem chegar a 90 quilômetros por hora em áreas isoladas dos dois estados e do Paraná.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil