Explosão de bomba no Cairo fere cinco

26/12/2013 - 9h09

Da Agência Lusa

Cairo – Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas nesta quinta-feira (26), em um ataque a bomba a um carro, no bairro de Nasr City, no leste do Cairo, informaram fontes das forças de segurança. Segundo uma fonte do Ministério egípcio da Saúde, as vítimas sofreram ferimentos leves. A bomba, de fabricação artesanal, foi colocada em um carro, mas a explosão não foi muito forte.

A polícia desativou mais três bombas colocadas perto da Avenida Mustafa Nahas, uma das principais de Nasr City. Na área estão a sede da Segurança Nacional e o edifício da Universidade de Al Azhar, a principal instituição do islã sunita.

Os feridos foram transportados para o hospital de Nasr City, enquanto a polícia isolou o local e iniciou investigações para determinar a autoria do atentado. O ataque ocorreu um dia depois de o governo egípcio declarar a Irmandade Muçulmana "grupo terrorista", acusando-a da autoria do último atentado contra uma sede policial em Mansura, que causou 16 mortes e 130 feridos.

A irmandade, que organiza protestos quase diários e que insiste ser uma organização pacífica, condenou o atentado e disse não ser responsável pelos outros atos terroristas registrados nos últimos meses, reivindicados por grupos radicais islamitas como Ansar Beit Al Maqdis (Seguidores da Casa de Jerusalém). Os ataques têm vitimado militares e policiais desde a derrubada do presidente Mohamed Mursi em julho. O atentado de hoje parece ser o primeiro contra civis, embora a bomba possa ter explodido antes do tempo.