Prévia da FGV aponta aumento de confiança da indústria em dezembro

19/12/2013 - 11h16

Vinícius Lisboa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A prévia do Índice de Confiança da Indústria (ICI) de dezembro aponta que o indicador vai subir pela segunda vez consecutiva, mas a alta não vai ser suficiente para levá-lo ao patamar da média histórica recente. O índice deve avançar 0,6% em relação a novembro, de acordo com a Fundação Getulio Vargas, que divulgou hoje (19) a previsão.

Se o resultado for confirmado, o ICI de dezembro será 99,6 pontos, o maior desde julho deste ano, quando foi registrado o mesmo valor. O último mês em que o índice ficou acima da média histórica recente, de 104 pontos, foi maio, com 105 pontos.

De maio a outubro, o ICI vinha registrando quedas, chegando a 97,8 pontos. Em novembro e dezembro, a taxa deu sinais de recuperação.

O avanço do indicador em dezembro está concentrado no Índice de Expectativas, que deve subir pelo terceiro mês seguido em dezembro, com 1,4% de crescimento. De acordo com a prévia, o Índice da Situação Atual deve apresentar queda de 0,3%.

O nível de utilização da capacidade instalada deve repetir o resultado de novembro e ficar em 84,3%, acima da média histórica de 83,4%.

O resultado da pesquisa será divulgado em 26 de dezembro. Para a prévia, foram ouvidas 804 empresas entre os dias 2 e 17 deste mês.

Edição: Denise Griesinger
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil