Janot dará prioridade ao combate à corrupção e ao caixa 2 em 2014

18/12/2013 - 13h36

André Richter
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse hoje (18) que o combate à corrupção e ao caixa 2 na campanha eleitoral serão prioridades em 2014. Ele informou que uma norma será editada no início do ano que vem para estipular prazos para a conclusão de todos os processos que chegam ao gabinete, inclusive os criminais. O procurador participou de café da manhã com jornalistas.

Para cumprir o objetivo de combater a corrupção, Janot propôs ao Conselho Superior do Ministério Público mudanças estruturais na Procuradoria-Geral da República (PGR). Ele defende a criação de câmaras internas na PGR para autuar especificamente em processos criminais.

Janot também pretende dar agilidade à tramitação dos processos que chegam ao gabinete, com a fixação de prazos para a tomada de decisões. A medida deve entrar em vigor no início do ano que vem. O procurador pretende evitar insinuações de que estaria dando privilégios aos investigados. “A nossa meta é não trabalhar com acervo. Se eu tenho um acervo de processos de qualquer natureza e esses processos têm um padrão de tempo diferente, isso pode dar interpretações variadas, inclusive interpretação de que a atuação está dirigida”.

Sobre o combate ao caixa 2 na campanha eleitoral, o procurador lembrou que as normas que balizarão a atuação do Ministério Público nas eleições serão definidas em fevereiro. Segundo ele, as ações serão focadas no financiamento privado das campanhas eleitorais para identificar os desvios de conduta.

Em fevereiro, o projeto MPF em Números será disponibilizado no Portal da Transparência para permitir o acesso aos processos que estão em tramitação, exceto os que estejam em segredo de Justiça. Os dados poderão ser pesquisados por classe processual e o por tempo médio de tramitação.

Edição: Graça Adjuto // Matéria alterada às 15h30 para corrigir informação no último parágrafo.

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil