Ano da Cultura Brasil-Catar 2014 será lançado hoje em Brasília

18/12/2013 - 17h17

Carolina Sarres
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os governos do Brasil e do Catar lançam hoje (18) à noite o Ano da Cultura Brasil-Catar 2014. O objetivo é divulgar de forma mútua a cultura dos dois países por meio de atividades como exposições, feiras, shows e exibições de filmes.

Um dos principais pontos de convergência entre os dois países no âmbito da iniciativa será a promoção de grandes eventos esportivos internacionais. O Brasil será a sede da Copa do Mundo em 2014, e o Catar será o anfitrião em 2022.

"A cooperação entre o Brasil e o Catar em matéria de esporte vem desde a década de 1960, quando o Santos foi ao país para jogar contra um time do Catar. Depois disso, o contato continuou, quando técnicos brasileiros treinaram times do país", contou à Agência Brasil o embaixador do Catar no Brasil, Mohamed Al Hayki.

Segundo ele, o Catar espera aproveitar a experiência brasileira na organização, na segurança e na promoção da Copa de 2014. O embaixador informou que equipes técnicas do país vieram ao Brasil para acompanhar atividades relacionadas à Copa e que o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, foi convidado a visitar as instalações do Catar.

Nesta quarta-feira, o embaixador lança o Ano da Cultura com a presença de autoridades e de uma delegação catarense. A data de hoje – 18 de dezembro – foi escolhida para o lançamento porque é Dia Nacional do Catar. No dia 27 de janeiro, o Brasil fará o lançamento na capital daquele país, Doha, no Museu de Arte Islâmica. Segundo o Itamaraty, a ideia é fazer a fusão das culturas, fortalecer os laços e promover a cooperação entre os países.

O Catar é um país com cerca de 1,9 milhão de habitantes, com grandes reservas de petróleo e gás natural, localizado às margens do Golfo Pérsico, próximo à Arábia Saudita. O país tem alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), segundo avaliação da Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita do Catar é um dos maiores do mundo.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil