Temporal deixa um morto e um adolescente desaparecido no norte do estado do Rio

12/12/2013 - 11h00

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Um homem morreu e um adolescente está desaparecido no município de Bom Jesus de Itabapoana, devido à chuva forte que atinge o norte do estado do Rio de Janeiro. Segundo Alexandre Alcântara, da Defesa Civil municipal, uma tubulação que capta água da chuva do município para despejá-la no Rio Itabapoana rompeu-se no final da noite de ontem (12).

Com o rompimento da tubulação, uma grande cratera se abriu e ficou coberta pela água. Dois carros caíram no buraco. Um corpo foi encontrado e um adolescente desapareceu. “A tubulação foi afetada pelas águas que são captadas na serra, no Arraial Novo. As enxurradas que caem lá, passam pela tubulação e desembocam no Rio Itabapoana. Ela se rompeu pelo grande volume de água que passou por lá”, explicou Alexandre Alcântara.

Segundo ele, o nível do Rio Itapaboana já passou de 3,30 metros – mais de 1 metro da cota de transbordamento, que varia de 1,90 a 2,10 metros. Por isso, algumas localidades sofreram com as inundações. Até agora, seis famílias deixaram suas casas, mas o número deve subir, de acordo com Alcântara.

O superintendente da Defesa Civil estadual, Luiz Guilherme, disse que o norte do estado é agora a grande preocupação, pois a chuva que atingiu o Grande Rio ontem se desloca para a região. Além disso, a chuva em Minas Gerais provoca o aumento dos rios que cortam o norte fluminense.

“Aqui no [Grande] Rio, a tendência da chuva é dar uma melhorada e os rios voltarem a suas calhas normais até a tarde de amanhã. O norte e o noroeste fluminense são a nossa próxima preocupação em função dessa chuva [que se desloca para lá] e mais ainda em função das chuvas que caem em Minas Gerais e afetam nossos rios Muriaé, Carangola e Itabapoana”, disse o superintendente.

A Defesa Civil também confirmou a morte de dois homens na noite de terça-feira (10) na Baixada Fluminense. Eles foram arrastados pelo Rio Botas, que subiu de nível com o temporal.

Edição: Talita Cavalcante// Matéria alterada às 11h23 para corrigir informação. Diferentemente do que o texto informava, um adolescente está desaparecido e não uma criança.

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil