Ministério da Saúde envia 230 mil vacinas para o Rio

12/12/2013 - 22h24

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Ministério da Saúde enviou hoje (12) vacinas, medicamentos e insumos de saúde para atender a população, que sofre com a chuva e enchentes em vários municípios do Rio de Janeiro. Foram entregues 230 mil doses de vacinas, sendo 150 mil de DT (contra tétano e difteria) para adultos e 80 mil doses de DTP (contra difteria, tétano e coqueluche) para crianças, além de um kit de remédios e insumos com capacidade para atender cerca de 1.500 pessoas por mês.

Cada kit é composto por 30 tipos de medicamentos e 18 insumos para primeiros socorros. Devem ser enviados nos próximos dias 40 mil frascos de hipoclorito de sódio, usado para purificação da água.

O ministério informou que não foi solicitado, até agora, profissionais para reforçar o atendimento. Atualmente, o órgão dispõe de 42 equipes de respostas a desastres e situações de emergência, que fazem parte da Força Nacional do Sistema Único de Sáude. As equipes são formada por médicos, enfermeiros e auxiliares.

Tanto para o envio dos medicamentos e insumos quanto para a ação da força nacional é preciso que o gestor local ou o governo federal façam a solicitação, por meio do Ministério da Integração.

Criada em novembro de 2011, as equipes já atuaram em 19 missões, sendo algumas relacionadas a desastres naturais e assistência.

 

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil