Rio Itabapoana ameaça transbordar no norte do Rio de Janeiro

11/12/2013 - 12h29

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) decretou alerta máximo para o Rio Itabapoana, que faz a divisa do Rio de Janeiro com o Espírito Santo, devido ao risco de transbordamento. O rio corta uma área urbana do município de Bom Jesus do Itabapoana, no norte fluminense, que está em alerta.

Segundo Alexandre Alcântara, da Defesa Civil municipal, o rio já atingiu 1,6 metro e está, portanto, a 25 centímetros da cota de transbordamento. “Já conversamos com a Secretaria de Educação para colocar uma escola à disposição e podermos abrigar um número maior de pessoas, caso precisem sair de suas casas. Estamos aconselhando os moradores a procurarem, inicialmente, casas de familiares, caso precisem deixar seus imóveis”, disse.

Alcântara explicou que, neste momento, não chove em Bom Jesus de Itabapoana, mas como há chuva em municípios na parte superior do rio, existe o risco de aumento do nível do Itabapoana na cidade do norte fluminense.

Ele disse que a cidade está sofrendo com chuvas há uma semana. Deslizamentos foram registrados em várias encostas da cidade. Três famílias já precisaram deixar suas casas.

Edição: Denise Griesinger
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à
Agência Brasil