Defesa Civil diminui possibilidade de chuva forte na região serrana fluminense

11/12/2013 - 18h58

 

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O secretário estadual de Defesa Civil, Sérgio Simões, minimizou hoje (11) a possibilidade de chuvas fortes na região serrana fluminense. Segundo ele, no momento a situação é tranquila nos municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Simões ressaltou que as fortes chuvas que atingem a cidade desde a noite de ontem (10) se concentraram na Baixada Fluminense e nas zonas norte e oeste da capital fluminense.

“Tudo tranquilo na região serrana, uma vez que a chuva forte se deu na capital e na Baixada Fluminense, concentrando-se também na região metropolitana. A frente fria já está de fraca a eventualmente moderada e vai passar por outras regiões do estado, mas com intensidade menor. Na região serrana não houve a mesma intensidade”, disse.

Ao fazer um balanço da atuação da Defesa Civil no atendimento à população, o secretário informou que o órgão já sabia da possibilidade da ocorrência de chuvas fortes decorrentes da entrada de uma frente fria. “Por conta do forte calor nós sabíamos da possibilidade de pancadas fortes e de grande intensidade em todas as regiões do estado. Então fizemos reforços dos efetivos para atender à população. Mas a chuva forte se configurou apenas na Baixada Fluminense, em especial em Nova Iguaçu, [onde há cerca de 2 mil desabrigados], declarou”.

Segundo o coronel Simões, particularmente em Nova Iguaçu choveu em torno de 180 milímetros (mm) em 24 horas. “Uma chuva tão intensa que o sistema de drenagem não foi capaz de absorver. Mas também choveu forte em São João de Meriti e Belford Roxo - abrangendo grandes áreas sujeitas a inundações e que afetou um número muito grande de pessoas”.

Na cidade do Rio, ainda segundo a Defesa Civil, as fortes chuvas se concentraram, principalmente, nos bairros da Pavuna, de Acarí e Irajá , na zona norte, com grandes áreas de alagamentos. Em Realengo e Anchieta ocorreram desabamentos. “Em Realengo, duas pessoas soterradas foram resgatadas com vida e, em Anchieta, onde houve desabamento, nos tivemos também informações de duas pessoas soterradas, que felizmente não se configurou”.

Sérgio Simões disse que o Corpo de Bombeiros, inicialmente, concentrou todos os esforços nas ações de socorro às populações afetadas e que cerca de 250 homens estiveram diretamente envolvido no socorro às vítimas. “A partir de agora iniciaremos o trabalho de defesa civil, principalmente na Baixada Fluminense, onde, junto com as prefeituras, tentaremos identificar com clareza os danos ao patrimônio das pessoas, número de pessoas afetadas e que medidas de assistência humanitária podem ser adotadas”.

Até o momento, segundo a Defesa Civil, as chuvas não ocasionaram mortes, mas trabalha com a hipótese de uma pessoa ter caído em um rio em Nova Iguaçu e está desaparecida.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil