Volta a chover forte no Rio e na Baixada Fluminense

10/12/2013 - 23h35

 

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Voltou a chover forte na noite de hoje (10) no município do Rio e na Baixada Fluminense. O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informa que a Bacia da Baía de Sepetiba entrou em estágio de atenção às 21h55, por causa do risco de transbordamento de rios e canais. 

O estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de quatro e significa chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas. A Bacia da Baía de Sepetiba abrange os bairros de Santa Cruz, Campo Grande, Sepetiba e Guaratiba. Mais cedo, na parte da tarde, a prefeitura já havia divulgado boletim indicando estágio de atenção na Bacia da Baía de Guanabara, que compreende os rios do centro e da zona norte da cidade. 

A chuva forte atinge bairros das zonas norte e oeste da capital fluminense. O mesmo acontece na Baixada Fluminense, onde o Sistema de Cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informa que o Rio Botas, que corta os municípios de Belford Roxo e Nova Iguaçu está em alerta máximo e pode transbordar a qualquer momento.

Devido ao assoreamento do rio, a Secretaria de Estado do Ambiente programou para amanhã (11) a limpeza e dragagem do Rio Botas, para evitar enchentes na região. No temporal da semana passada, o rio transbordou e causou prejuízos para dezenas de famílias que moram nas proximidades. A prefeitura de Nova Iguaçu decretou estado de emergência. 

O Sistema Alerta Rio informa que áreas de instabilidades associadas à formação de um sistema de baixa pressão no oceano próximo ao litoral do município do Rio de Janeiro deixarão o tempo instável na cidade ao longo desta quarta-feira (11). Durante a madrugada e amanhã pela manhã existe a possibilidade de intensificação dessas áreas de instabilidade com previsão de chuva moderada a forte.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil