Em vídeo de campanha, papa diz que fome é "escândalo mundial"

10/12/2013 - 17h44

Jorge Wamburg
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Em vídeo de lançamento da campanha mundial da Cáritas Internacional contra a fome, o papa Francisco conclama a todos a lutar contra o "escândalo mundial" da fome. “Estamos diante de um escândalo mundial de um bilhão de pessoas que ainda hoje sofrem de fome”, diz o papa.

“Não podemos olhar para o outro lado fingindo que o problema [da fome] não existe. Os alimentos à disposição no mundo são suficientes para acabar com a fome de todas as pessoas. A parábola da multiplicação dos peixes nos ensina que, quando há vontade, o que temos não acaba e, inclusive, sobra e não ser perde”, acrescentou, em referência à passagem em que Jesus alimentou uma multidão de famintos fazendo a multiplicação de cinco pães e dois peixes.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira lançaram hoje (10), Dia Internacional dos Direitos Humanos, a campanha no país, que irá durar até 2015. Com o tema Uma Família Humana, Pão e Justiça para Todas as Pessoas, a campanha mundial visa a luta contra a fome, a pobreza as desigualdades.

No lançamento, o secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, disse que “caminhamos muito, mas muitos ainda morrem de fome”, e por isso a Igreja decidiu estimular o movimento para evitar que tantas pessoas continuem sofrendo. O presidente da Cáritas Brasileira, dom Flávio Giovenale, explicou que a meta da campanha é sensibilizar e mobilizar a sociedade a combater a fome, miséria e a desigualdade. Ele recordou que um dos Objetivos do Milênio, traçados pelas Nações Unidas, é reduzir a fome no mundo em 50% até 2015. “Infelizmente, na maioria dos países, essa meta não entrou em pauta”, disse.

 

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil