Comissão de Ética questiona Cardozo sobre entrega de documentos do caso Siemens à PF

09/12/2013 - 14h53

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Comissão de Ética Pública da Presidência da República decidiu, hoje (9), pedir informações ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sobre sua atuação no caso do envio de um documento à Polícia Federal com denúncias de esquema de corrupção no Metrô de São Paulo, que envolveria integrantes do PSDB.

A informação é do presidente da comissão, Américo Lacombe. O PSDB acusa o ministro de ter agido politicamente ao encaminhar o documento para a Polícia Federal e pediu à comissão que examinasse o ocorrido.

Após receber o pedido, o ministro Cardozo terá dez dias para enviar os esclarecimentos à Comissão de Ética Pública da Presidência da República. A expectativa é que o caso seja discutido novamente pelo colegiado na próxima reunião, marcada para o dia 29 de janeiro de 2014, de acordo com o presidente da comissão, Américo Lacombe. “Pedimos apenas informações e depois vamos ver o que vamos fazer”, disse ele.

No final de novembro, a divulgação de um documento com denúncias sobre a prática de cartel no metrô de São Paulo gerou polêmica por envolver nomes de políticos do PSDB em irregularidades nas licitações para as obras do metrô.

O vazamento levou à troca de acusações entre tucanos e petistas. O ministro Cardozo informou ter recebido uma pasta de documentos no dia 11 ou 12 de maio deste ano, com indícios de irregularidades nas licitações. O material foi entregue pelo deputado licenciado Simão Pedro (PT-SP), atual secretário de Serviços da prefeitura de São Paulo, na residência do ministro.

A primeira informação da Polícia Federal (PF) era que o documento havia sido encaminhado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Depois, Cardozo disse que repassou à PF a documentação entregue por Simão Pedro para verificar a "plausibilidade dos documentos".

Lacombe informou também que a comissão já recebeu informações encaminhadas pela ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, sobre o uso de um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante deslocamento em Santa Catarina. O assunto também será retomado na reunião de janeiro.

 

Edição: José Romildo//Matéria atualizada às 20h47 do dia 10.12.2013 para ajuste de informações. O título foi alterado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil