Irã negocia no fim de semana suspensão de atividades nucleares

03/12/2013 - 12h09

Da Agência Brasil*

Brasília - Representantes do Irã e de outros países vão se reunir no próximo fim de semana em Viena, na Áustria, para discutir a suspensão das atividades nucleares iranianas, conforme estabelecido pelo Acordo de Genebra firmado no fim de novembro. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Marzieh Afkhamm, informou hoje (3) que o encontro dos dias 8 e 9 de dezembro será para preparar a implementação das medidas necessárias ao cumprimento do documento.

A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) também participará das negociações, que deverão contar com representantes iranianos e dos países do 5+1 (Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França, China e Alemanha) - principais responsáveis pela articulação do acordo.

A suspensão das atividades tem por objetivo demonstrar um avanço iraniano no contexto do controle do programa nuclear do país. O acordo, válido por seis meses, prevê especificamente a suspensão do enriquecimento de urânio em mais de 5%, a suspensão da construção do reator de água pesada de Arak – que poderá produzir plutônio –, o aumento das inspeções internacionais às instalações nucleares e a interrupção das atividades das usinas de Natans e Fordow - ambas no centro do país.

O objetivo do Irã é interromper as sanções impostas pela comunidade internacional. Os Estados Unidos e seus aliados irão aliviar os bloqueios de fornecimento de petróleo, ouro, petroquímicos, peças automotivas e de aeronaves civis. Estima-se que sejam liberados à economia iraniana cerca de US$ 7 bilhões (RS 16,4 bilhões, aproximadamente).

*Com informações da agência de notícias da China, Xinhua

Edição: Graça Adjuto