Ipea: São Paulo é polo de exportação de mão de obra qualificada para interior do estado

02/12/2013 - 12h05

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Estudo divulgado hoje (2) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), sobre fluxos migratórios, mostra que a capital São Paulo tornou-se polo de exportação de mão de obra especializada, entre 2005 e 2010. O dado faz parte da pesquisa Cidades em Movimento: Desafios e Políticas Públicas.

Elaborado pelo presidente do Ipea, Marcelo Neri, o estudo mostra que São Paulo tem enviado para outras cidades do estado pessoas com curso superior. Segundo o levantamento, 122 mil pessoas saíram da cidade nos anos analisados – 31 mil pessoas a mais do que as que chegaram. "São Paulo tornou-se uma cidade mais de fluxo para fora do que para dentro", explicou Marcelo Neri, durante apresentação da pesquisa, no Rio.

Por outro lado, Brasília, a capital federal, tem cada vez mais atraído pessoas com alta escolaridade no país. A cidade também se destaca entre aquelas que mais atraem imigrante de todas as faixas de escolaridade.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil