Grandes potências mundiais chegam a acordo com Irã sobre programa nuclear

24/11/2013 - 11h28

Da Agência Lusa

Genebra – As grandes potências mundiais e o Irã alcançaram na madrugada de hoje (24) um acordo sobre o controverso programa nuclear de Teerã, anunciou o porta-voz da chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton.

“Chegamos a um acordo”, escreveu no Twitter o porta-voz de Ashton, Michael Mann, citando a chefe da diplomacia europeia, sem avançar em detalhes. O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Mohammad Javad Zarif, também anunciou um acordo por meio do Twitter.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Suíça, país anfitrião das negociações, convocou os jornalistas para uma conferência de imprensa esta noite com os ministros que participaram nas negociações, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU). A Casa Branca informou em comunicado que o presidente norte-americano, Barack Obama, também vai proferir um discurso na noite de hoje.

Os responsáveis da diplomacia dos Estados Unidos, da Rússia, da China, do Reino Unido, da França e da Alemanha foram para Genebra este fim de semana para finalizar as negociações com o Irã, iniciadas na quarta-feira (20).