Exposição de filatelia dos Correios comemora 170 anos da série de selos Olho de Boi

20/11/2013 - 14h44

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) promove até o dia 25, no Pier Mauá, a Exposição Filatélica Mundial Brasiliana 2013, que conta com a participação de mais de 70 países de todos os continentes.

A mostra tem caráter competitivo. Serão premiadas 13 classes de selos de coleções, definidas pela Federação Internacional de Filatelia (FIP). Esse é o quinto evento de uma série de exposições mundiais realizadas no Rio, nos anos de 1979, 1983, 1989 e 1993.

O presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, destacou a importância do Brasil no mundo da filatelia. “A nossa filatelia é uma das mais bem posicionadas do mundo. Nós fomos a segunda nação a emitir selos no mundo e a primeira nas Américas, com o nosso famoso Olho de Boi”, lembrou.

A exposição Brasiliana 2013 comemora os 170 anos de lançamento da primeira série dos selos Olho de Boi, emitidos pelo governo imperial brasileiro no dia 1º de agosto de 1843, e também os 350 anos de implantação dos Correios no país. Os primeiros selos do mundo foram emitidos pela Inglaterra, em 1840.

“Todos os colecionadores do mundo têm o Brasil como uma referência. A ideia da referência da filatelia é algo que nós queremos reforçar como difusão da cultura nacional e integração com outros países. Isso é muito importante para o Brasil e para os Correios também”, manifestou Wagner Pinheiro.

A Brasiliana 2013 lança, hoje (20), carimbos comemorativos do Dia Nacional da Consciência Negra e do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher, instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 25 deste mês.

Edição: Lana Cristina

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil