Atividades culturais no Rio marcam comemorações do Dia da Consciência Negra

20/11/2013 - 11h35

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (Ceap) promove hoje (20), Dia da Consciência Negra, uma exposição de cultura afro-brasileira, na casa de espetáculos Imperator, no Méier, zona norte da capital. O Brasil Black, em sua segunda edição, terá atividades, lançamento de livros, feira de afroempreendedores e uma sessão de exibição do documentário Raça, que trata da igualdade racial, de autoria do cineasta Joel Zito.

A partir das 16h30, no painel Heranças, serão debatidos temas ligados à influência da cultura e da religião negras no Brasil, à luta contra o racismo, aos heróis negros e à importância da Lei 10.639/2003, que instituiu o ensino da história da África e da cultura afro-brasileira nas escolas.

Vera Dayse Barcellos, Renato Nogueira, Gimes Rodrigues Filho, Roberta Fusconi e Cristiane Coppe de Oliveira são os autores que lançarão livros durante o evento. De acordo com informação do conselheiro estratégico do Ceap, babalaô Ivanir dos Santos, o objetivo é “fomentar a leitura sobre a verdadeira história da participação da população negra na construção do Brasil, além de dar visibilidade aos trabalhos de autores que pesquisam sobre o tema”.

Como parte das comemorações do Dia da Consciência Negra, o Cineclube Henfil de Maricá, município da Baixada Litorânea do Rio, exibirá o documentário Rainha Quelé, de 2011. Dirigido pelo cineasta Werinton Kermes, o filme aborda a história da sambista Clementina de Jesus, chamada de Quelé pelos amigos. Empregada doméstica durante 20 anos, Clementina começou a cantar profissionalmente só aos 62 anos, depois de ter sido descoberta pelo pesquisador de música popular brasileira (MPB) Hermínio Bello de Carvalho, em 1963, quando se apresentava em bares cariocas.

Clementina dividiu palcos com Pixinguinha, Paulinho da Viola e João Bosco, entre outros cantores e compositores nacionais de renome. O Cineclube Henfil é um projeto da secretaria municipal de Cultura de Maricá. O evento é gratuito. Haverá distribuição de senhas 30 minutos antes da sessão, programada para as 19h.

As comemorações do Dia da Consciência Negra prosseguirão no próximo dia 26, quando a Ceap promoverá o seminário Experiências Afro-Brasileiras na Gestão Pública, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no centro da cidade, às 13h30. Na ocasião, será feito o lançamento do livro Os Afro-Brasileiros na Gestão Pública. Participarão do evento, negros que ocuparam cargos importantes no cenário político brasileiro, que relatarão como construíram seus trabalhos, informou Ivanir dos Santos.

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil