Novo presidente da APO promete responsabilidade no uso de recursos públicos para realização das Olimpíadas

19/11/2013 - 21h35

Cristina Indio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O novo presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), o general do Exército Fernando Azevedo e Silva, assumiu hoje (19), ao tomar posse, o compromisso de fazer com que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 ocorram exatamente como foi prometido pelo governo brasileiro e a cidade do Rio de Janeiro.

"Esse será o nosso trabalho, o nosso compromisso. Integrado a uma equipe, cumprirei a minha missão com espírito militar e a ela me dedicarei, com o mesmo entusiasmo que desempenhei as inúmeras atividades ao pino de 40 anos de serviços, dedicados ao Exército e ao Brasil", disse.
 
Azevedo e Silva garantiu que os recursos públicos serão usados com responsabilidade. "Um projeto dessa magnitude consome valores expressivos, o que exige trato criterioso dos recursos públicos. Controle e transparência estarão presentes em todas as nossas atividades, exatamente como definido no ordenamento jurídico nacional", completou.

Fernando Azevedo e Silva substitui Elcione Macedo que, desde agosto, vinha exercendo a presidência em exercício do órgão, após o pedido de demissão de Márcio Fortes – que havia assumido o comando da entidade em julho de 2011.

O nome do novo presidente foi aprovado pelo Senado por 46 votos a 7. Antes da indicação, ele ocupava a presidência da Comissão Desportiva Militar do Brasil desde 2012.

A APO é um consórcio que coordena as ações dos governos federal, do estado e do município do Rio de Janeiro para a preparação e realização dos Jogos Olímpicos de 2016, que ocorrerão na cidade. Cabe também à autoridade garantir o cumprimento das obrigações dos três níveis de governo com o Comitê Olímpico Internacional e o Comitê Paralímpico Internacional, com vistas às Olimpíadas.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse que o governo quer criar no país uma infraestrutura esportiva a partir dos Jogos Olímpicos. Ele acrescentou que o Brasil pretende alcançar o sexto título mundial na Copa do Mundo, e, nos Jogos Olímpicos, quer conseguir o décimo lugar em número de medalhas. Nos Jogos Paralímpicos, a meta é alcançar o quinto lugar. "Vamos ter uma pista oficial de atletismo em todos os estados brasileiros. Vamos ter uma piscina olímpica em cada estado", anunciou.

Edição: Lana Cristina

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil