Conselho Nacional do Ministério Público lança, na Rocinha, a cartilha Cidadão com Segurança

05/11/2013 - 17h53

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Os direitos e os deveres do cidadão ao se relacionar com a polícia e o que fazer em caso de abuso de autoridade são temas da segunda edição da cartilha Cidadão com Segurança, que será lançada amanhã (6) na comunidade da Rocinha, na zona sul da capital fluminense.

Idealizada pela Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a cartilha teve sua primeira edição lançada em junho e agora foi ampliada e atualizada, com um capítulo específico sobre os direitos e deveres das pessoas que participam de manifestações em locais públicos.

De acordo com o Ministério Público Estadual (MP-RJ), a Rocinha foi escolhida por seu caráter emblemático, após a tortura e morte do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza por policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da comunidade, em julho.

Segundo a promotora de Justiça Andrezza Cançado, além de divulgar a cartilha para outras comunidades, a intenção do CNMP é levar o projeto para outros estados do Brasil. "É muito importante abrirmos esse diálogo entre polícia e comunidade. Temos que esclarecer que a população tem todo o direito de se manifestar, mas também tem o dever de contribuir com o trabalho da polícia. E é claro, ficamos muito felizes em contribuir com esse trabalho que está começando agora da major Pricilla [A major Pricilla de Oliveira Azevedo assumiu o comando da UPP da Rocinha em setembro deste ano]”, disse.

O evento de lançamento, que terá apresentações culturais e esportivas, além de ações sociais, comecerá a partir das 13h. A programação inclui também atrações voltadas para as crianças, como teatro de bonecos, mágico, oficina de pipas e de escovação de dentes.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil