Leilão de concessão de Confins e do Galeão será concorrido, diz Coutinho

31/10/2013 - 17h04

 

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, manifestou hoje (31) seu otimismo em relação ao leilão de concessão do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins), em Belo Horizonte, e do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão-Antonio Carlos Jobim, na capital fluminense, marcado para o dia 22 de novembro, na BM&FBovespa, em São Paulo. 

Coutinho disse hoje (31), após participar da abertura do evento Clean and Cool Mission Brazil 2013, para intercâmbio entre empresas brasileiras e britânicas nas áreas de inovação e sustentabilidade, que o banco tem conversado com vários grupos interessados no leilão, nos últimos seis meses. “Não faltam interessados. Acho que será um leilão bastante disputado, pelo número de interessados”, disse.  

Segundo o presidente do BNDES, participarão do pregão de concessão das duas unidades aeroportuárias grandes operadores estrangeiros associados a grupos brasileiros. Pelo tamanho e pela possibilidade de ser um grande hub (centro de conexão) internacional, ele acredita que deverá haver um maior interesse “natural” pelo Galeão. Ressaltou, porém, que “isso não significa que Confins também não provoque interesse”. O mesmo grupo, entretanto, não poderá ganhar as concessões dos dois aeroportos. “A formatação do leilão não permite”, disse Coutinho.

Ontem (30), o BNDES anunciou as condições de financiamento de longo prazo para os futuros concessionários dos aeroportos de Confins e do Galeão, com o objetivo de permitir que as empresas interessadas em participar da disputa possam elaborar suas propostas. O banco vai financiar até 70% dos investimentos de longo prazo dos concessionários das unidades. Os vencedores do leilão também poderão solicitar ao BNDES empréstimo ponte (financiamento com o objetivo de agilizar investimentos por meio da concessão de recursos no período de estruturação da operação de longo prazo).

Na próxima quarta-feira (6), à tarde, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a BM&FBovespa farão uma apresentação técnica, para a imprensa, dos procedimentos do leilão de concessão que visa a ampliação, manutenção e exploração dos dois aeroportos. A agência informou, por meio da assessoria de imprensa, que “a sessão pública de esclarecimento para a imprensa será estritamente sobre os procedimentos e a sistemática do leilão”.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil