Incêndio em depósitos de açúcar provoca morte de peixes no interior de São Paulo

29/10/2013 - 16h26

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O açúcar derretido, resultado do incêndio que atingiu dois galpões que armazenavam o produto na cidade de Santa Adélia, no interior do estado, provocou a morte de peixes no Rio São Domingos. Segundo a Polícia Militar Ambiental, mais de 80 quilos de peixes foram recolhidos do rio ontem (28) e hoje (29). Os bombeiros trabalham desde as 8 horas da última sexta-feira (25) no combate aos focos de incêndio em um dos depósitos da empresa Agrovia. O estoque nos galpões somava cerca de 28 mil toneladas de açúcar.

Segundo nota da Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb), em torno de 200 a 300 toneladas de açúcar derretido podem ter sido escoadas para o leito do rio, que nasce em Santa Adélia e corta os municípios de Pindorama, Catanduva, Catiguá e Uchoa, até chegar ao Rio Turvo.

A Polícia Ambiental informou que ainda não é possível calcular a quantidade de peixes mortos e o impacto ambiental provocado pelo incêndio. Segundo o órgão, a empresa Agrovia tem trabalhado para conter os danos. Até o momento, conforme a Polícia Ambiental, o dano identificado é a mortandade de peixes.

Procurada pela Agência Brasil, a Agrovia informou que o xarope de açúcar não é tóxico mas, em função da grande quantidade e da carga orgânica, o oxigênio dissolvido na água diminui, o que pode causar a morte de peixes.

A empresa informou que fez barragens de contenção e piscinas para conter o melaço, mas em decorrência da grande quantidade de água utilizada pelo Corpo de Bombeiros para conter o incêndio, uma parte do melaço, misturado com água, vazou pelas barreiras e chegou ao rio. Neste momento, no entanto, o problema já foi corrigido.

A Agrovia disse que os trabalhos no local têm sido acompanhados pela Defesa Civil, pelos bombeiros, engenheiros da empresa e por técnicos da Cetesb e que, ao final do trabalho, será feito um balanço do impacto ambiental. A empresa se comprometeu em reverter os danos com ações ambientais.

De acordo com a empresa, quatro famílias, que moravam perto do local do incêndio, foram retiradas de casas e levadas para hotéis da cidade. Quando o incêndio for contido, a empresa informou que fará a limpeza da rua e das casas.

No último dia 25, a Agrovia informou, em nota, que o foco do incêndio começou na esteira de descarregamento, no momento em que a máquina foi acionada para o início das operações do dia.
 

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil