Provas do Enem exigiram domínio de conteúdo, diz professor

26/10/2013 - 19h10

Mariana Tokarnia
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve questões que exigiram o domínio do conteúdo, segundo a análise do especialista em Enem e presidente de honra do Cursinho Henfil de São Paulo, Mateus Prado. Ele disse que neste ano, havia menos questões que dependiam apenas da interpretação, mas que o conteúdo cobrado foi o básico. "Foi uma prova tranquila", diz.

No primeiro dia do Enem, os candidatos responderam a 90 questões de ciências humanas - história, geografia, filosofia e sociologia - e de ciências da natureza - química, física e biologia. Para aqueles que fizeram o exame, a parte de física foi a mais difícil. "É difícil em relação ao preparo do aluno médio, mas não foram cobrados conteúdos muito aprofundados", diz Prado.

O professor resolveu o caderno rosa de questões. Entre as questões, destaca a que trata dos Indignados espanhóis, que, em 2011, manifestaram o descontentamento político dos jovens frente à crise econômica que atingiu o Continente Europeu. A questão, segundo Prado, faz uma alusão às manifestações de junho e julho, no Brasil.

Outra questão fala sobre a distribuição de terras e remete à grandes construções como a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. A construção da usina é ponto de polêmica. Indígenas e populações ribeirinhas que vivem no local mostraram-se contrárias à obra. "Foi uma situação que colocou o governo contra a parede. Mesmo que não emita um posicionamento, geralmente o Enem não tem questões desse tipo".

Prado destaca também a questão que trata da ampliação de direitos civis de homossexuais nos Estados Unidos. De acordo com ele, o exame já tinha, em edições anteriores, tratado da tolerância com a orientação sexual. Outros assuntos tratados na prova foram Palestina, protestos na Europa, disputa de terras indígenas e África.

Neste sábado, mais de 7 milhões de pessoas se inscreveram para o exame em 1.161 cidades. A prova começou a ser aplicada às 13h, horário de Brasília. Os candidatos tiveram quatro horas e trinta minutos para fazer o exame. Foram 90 questões de ciências humanas e de ciências da natureza. Amanhã (27), a prova começa no mesmo horário, às 13h, no horário de Brasília. A duração será maior, cinco horas e meia, e o candidato terá que fazer uma redação. No segundo dia de prova, as questões serão sobre linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

Os gabaritos das provas serão divulgados até o dia 30 de outubro, no endereço www.enem.inep.gov.br. O serviço de atendimento ao cidadão funcionará no final de semana das 8h às 20h, pelo telefone 0800-616161.

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil