Venezuela recebe 36 mil toneladas de alimentos para garantir abastecimento

25/10/2013 - 16h46

Da Agência Brasil *

Brasília - Mais de 36 mil toneladas de alimentos chegaram hoje (25) à Venezuela. Os mantimentos são provenientes do Uruguai e da Colômbia e foram enviados para garantir o abastecimento de produtos da cesta básica. De acordo com o ministro da Alimentação venezuelano, Félix Osorio, o objetivo é combater a escassez de alimentos que o país enfrenta atualmente. Os principais produtos que chegaram ao país foram arroz e milho.

Segundo a Agência Venezuelana de Notícias (AVN), entre novembro e dezembro estão previstas mais 400 mil toneladas de alimentos também do Uruguai e da Venezuela. O Brasil irá enviar 80 mil toneladas. "Chegamos a acordos e já têm quem busque e traga os alimentos de forma direta", disse Osorio.

O presidente Nicolás Maduto informou que os alimentos serão distribuídos pela Produtora Venezuelana de Alimentos (Pdval), pelo Mercado de Alimentos (Mercal), pelas redes Abastos Bicentenario e Casas de Alimentação.  O ministro do Petróleo e do Minério, Rafael Ramíres, anunciou anteontem (23) a importação massiva de alimentos para combater a escassez e a inflação, sem revelar quanto seria gasto ou quais os produtos ingressariam no país.

De acordo com o Banco Central, durante setembro, foi registrado 21% de escassez de alimentos e produtos básicos, um dos piores percentuais dos últimos 13 anos.

* Com informações da Telam e da agência oficial de notícias da Venezuela

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil