Superaquecimento de cabo provocou incêndio no Ministério das Comunicações

25/10/2013 - 14h17

Da Agência Brasil

Brasília - A Companhia Energética de Brasília (CEB) informou que o princípio de incêndio no Ministério das Comunicações e dos Transportes, na tarde de ontem (24), foi provocado por uma falha em um cabo que interliga a estação transformadora à estação elétrica do prédio. Em entrevista, hoje (25), o diretor de Operações da CEB, Manoel Clementino, disse que houve um superaquecimento no cabo que já foi trocado.

De acordo com Clementino esses cabos são antigos e a substituição de equipamentos é feita respeitando a lógica de racionalidade econômica. “É feito um diagnóstico e quando os equipamentos indicam algum tipo de desgaste ou falha a gente substitui”. Ele acrescentou que, mesmo antigos, quando os cabos apresentam bom funcionamento “não há porque substituir” porque a CEB aproveita o recurso que seria gasto com a reposição em outras áreas que demandam urgência.

Segundo ele, o órgão investiu mais de R$ 10 milhões em reformas de todas as 17 subestações que se encontram no interior dos ministérios. O diretor destacou que até o incidente da tarde desta quinta-feira, no Ministério das Comunicações, a subestação estava em fase de pintura. Já no Ministério do Esporte, a reforma será finalizada no final deste mês.

"Nossa meta é retirar por definitivo essas subestações do interior dos ministérios. Essa é uma concepção antiga que estamos trabalhando junto com o Ministério do Planejamento para mudá-la. Como essa ação será resolvida a longo prazo, por depender de uma articulação dos governos Federal e do Distrito Federal, resolvemos realizar as reformas imediatamente” explicou o diretor.

O princípio de incêndio começou por volta das 17h. Por causa do incidente, o prédio do Ministério das Comunicações e dos Transportes foi interditado e os servidores estão dispensados até a próxima terça-feira (29) para que a CEB possa consertar o transformador.

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil