Aumento de interesse estrangeiro por ações do BB motivou ampliação de limite

25/10/2013 - 13h31

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O aumento do interesse por ações do Banco do Brasil motivou a ampliação do limite de participação de capital estrangeiro na instituição. Hoje (25), no Diário Oficial da União, foi publicado decreto presidencial que elevou o limite dessa participação de 20% para 30% do capital ordinário da empresa.

Segundo o vice-presidente de Gestão Financeira e de Relações com Investidores do Banco do Brasil, Ivan Monteiro, o limite anterior (20%) havia sido autorizado pelo governo em setembro 2009. De acordo com Monteiro, atualmente, a participação já estava próxima desse limite. Em maio deste ano, chegou a 19,97%, e em junho, foi a 19,4%. “Há uma tendência de crescimento. Vai ultrapassar os 20%”, disse.

“O objetivo [ao ampliar a participação estrangeira] é aumentar a liquidez das ações do banco. Quanto mais liquidez, mais valorizadas são”, disse Monteiro.

Monteiro lembrou que há uma discussão sobre mudança na metologia de cálculo do Ibovespa, índice de ações da Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa). Segundo ele, há a discussão de incluir no índice tanto a liquidez quanto o valor da companhia. As ações do Banco do Brasil correspondem a cerca de 3,8% do Ibovespa.

Monteiro acrescentou que também haverá ganho relativo em relação à situação atual, ao se aumentar a liquidez das ações. De acordo com Monteiro, se o banco ganhar maior presença no índice, os fundos que acompanham o Ibovespa terão que comprar mais ações da instituição financeira.

De acordo com Monteiro, em junho deste ano, o governo tinha cerca de 58% do capital do banco e a Previ (previdência privada dos funcionários do Banco do Brasil), 10,4%. Outros 30,2% são de livre movimentação, com participação de brasileiros e estrangeiros.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil