Subestação de energia explode em prédio da Esplanada dos Ministérios

24/10/2013 - 18h12

 

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil 

Brasília - A explosão em uma subestação da Companhia Energética de Brasília (CEB), no subsolo do prédio onde funcionam os ministérios das Comunicações e dos Transportes, deixou os servidores em pânico. A explosão, seguida de muita fumaça, fez com que dezenas de pessoas passassem mal. Elas estão sendo atendidas por uma equipe do Corpo de Bombeiros com apoio de ambulâncias.

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Aparecida (SP), o cardeal Raymundo Damasceno Assis, de 77 anos, visitava o ministro dos Transportes, César Borges, quando ocorreu a explosão. Ele teve de descer seis andares de escada. "Foi um susto, a fumaça cada vez mais entrando, mas está tudo bem", disse.

Esta é a segunda vez que ocorre um problema parecido, em fevereiro deste ano, uma explosão na subestação da CEB causou danos ao prédio. Segundo o subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do Ministério das Comunicações, Ulysses Melo, a explosão de hoje ocorreu em outra subestação.

Na avaliação dele, desta vez mais pessoas passaram mal em função do novo caminho de escape, feito para evitar passar perto da subestação, como ocorria anteriormente. Mas, mesmo assim, não foi possível evitar a fumaça que se espalhou pelo local. “Demorou mais tempo para sair. Então, em prol da segurança do servidor, para ele não andar onde poderia haver chama, ele teve que andar mais tempo dentro do prédio”.

Ulysses também informou que no momento da explosão um funcionário da CEB trabalhava no local, mas não ficou ferido. E que tudo indica o problema inicialmente foi causado por um curto-circuito. Porém, a causa será determinada após perícia no local.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil