Protesto de funcionários de empresa de ônibus fecha Rua Martins Fontes em São Paulo

23/10/2013 - 18h45

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Funcionários da Viação Itaquera-Brasil, empresa de ônibus descredenciada pela prefeitura de São Paulo para o transporte coletivo no início do mês, fecharam totalmente a Rua Martins Fontes, no centro da cidade. Até as 18h15, a via permanecia trancada por ônibus estacionados no meio da rua. Eles fazem uma manifestação em frente à Delegacia Regional do Trabalho. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a interdição da via teve início por volta das 15h30.

Os cerca de 50 manifestantes pedem que a nova empresa que assumirá as linhas operadas pela Itaquera-Brasil contrate os trabalhadores. A antiga empresa atendia a 24 linhas de transporte coletivo na zona leste da capital. Ela deixou de operar no último dia 14.

A prefeitura decidiu descredenciar a empresa devido a "reincidentes falhas na prestação de serviços". Somente neste ano, a viação recebeu 11.038 multas em função de mau atendimento à população. Do total de autuações emitidas, as principais são por descumprimento de intervalos e partidas e por veículos quebrados aguardando socorro no sistema viário.

Em 2013, a empresa recebeu 8.030 reclamações de usuários, todas referentes à qualidade do serviço. A queixa mais frequente é por excesso de intervalo em suas linhas. Entre os itens mais citados há, também, casos de motoristas que não atendem ao sinal de parada, direção perigosa e descumprimento de partidas.

De acordo com o Índice de Qualidade de Transporte (IQT), elaborado pela São Paulo Transporte (SPTrans) sobre o serviço prestado, referente ao primeiro semestre de 2013, a empresa teve uma nota de 46,09, a menor no ranking das operadoras na cidade. A média geral das empresas alcançou a avaliação de 66,1.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil