Comissão da Câmara vai investigar denúncia de maus-tratos a cães em instituto

22/10/2013 - 19h13

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Uma comissão externa de deputados federias será criada para investigar maus-tratos a animais, anunciou hoje (22) o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). O grupo foi motivado devido o caso do laboratório do Instituto Royal, em São Roque, no interior de São Paulo.

Na madrugada de sexta-feira (18), ativistas invadiram o instituto e retiraram 178 cães da raça beagle, que eram usados em testes científicos. Os ativistas alegam que os animais foram vítimas de maus-tratos. A assessoria de imprensa do instituto nega a denúncia.

A comissão será coordenada pelo deputado Delegado Protógenes (PCdoB-SP) e o relator será o deputado Ricardo Tripoli (PSD-SP). O relator está como fiel depositário dos cães (indivíduo a quem é confiada a guarda de um bem durante um processo) que forem resgatados, enquanto a polícia investiga a ação dos ativistas e as responsabilidades do laboratório.

O deputado Protógenes esteve no local, onde ficavam os beagles, e classificou o ambiente como um “campo de concentração”. “O ambiente que eu vi lá é um ambiente de tortura. Desculpem, mas aquilo parecia um campo de concentração nazista”, disse o coordenador da comissão.

Um cronograma de trabalho da comissão ainda será elaborado. No entanto, já está previsto que o coordenador receberá, na próxima sexta-feira (25), o inquérito civil feito pelo Ministério Público em São Paulo sobre o laboratório. Os demais membros da comissão também pretendem visitar as instalações.

A Polícia Civil em São Roque abriu dois inquéritos para investigar a atuação dos ativistas e do Instituto Royal. Um dos inquéritos vai investigar a denúncia de maus-tratos praticados pelo instituto contra os animais. O segundo inquérito a ocorrência de furto qualificado e danos ao patrimônio praticados pelos manifestantes durante a invasão ao local.

 

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil