Ministro das Relações Exteriores se reúne com presidente do Uruguai

21/10/2013 - 18h02

 

Carolina Sarres
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, se reúne na tarde de hoje (21), em Montevidéu, com o presidente do Uruguai, José Mujica. O chanceler brasileiro deverá tratar dos principais temas da agenda bilateral e regional entre os países - especialmente em relação ao Mercosul e à União de Nações Sul-Americanas (Unasul). No início da tarde, Figueiredo foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores uruguaio, Luis Almagro, com quem almoçou antes do encontro com Mujica.

Em relação ao Mercosul, deverão ser tratados temas como a paralisia do bloco devido a divergências comerciais e o retorno do Paraguai ao mercado comum depois de uma suspensão temporária entre junho de 2012 e julho de 2013, devido à polêmica envolvendo o impeachment do ex-presidente Fernando Lugo. Em relação à Unasul, as questões deverão ser as negociações de paz entre a Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e outros pontos relacionados à segurança regional.

Em abril, quando Mujica se encontrou com empresários brasileiros, o presidente uruguaio disse que o caminho para os países avançarem é a integração mútua, frente à paralisia do Mercosul. O líder do país vizinho, na reunião, ressaltou a posição de liderança do Brasil no Continente Sul-Americano.

“É a época de construir um sistema de empresas transnacionais latino-americanas que deve ser comandado pelo Brasil, que deve buscar sócios em uma relação de ganhos e não [com o objetivo] de colonização”, explicou Mujica.  O comércio entre o Brasil e o Uruguai ultrapassou US$ 4 bilhões em 2012 - em que o mercado brasileiro é o principal destino dos produtos uruguaios.

Na visita ao país vizinho, o chanceler brasileiro Luiz Alberto Figueiredo também irá discutir questões como o Grupo de Alto Nível (GAN) Brasil-Uruguai, em que são desenvolvidos projetos em livre circulação de bens e pessoas, infraestrutura, transportes, integração produtiva, comunicações e ciência e tecnologia. No início de novembro, haverá uma reunião de alto nível sobre temas de fronteira.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil