Condutor de trem que descarrilou na Argentina terá que dar explicações

21/10/2013 - 12h10

Da Agência Brasil *

Brasília – O secretário de Segurança da Argentina, Sergio Berni, disse hoje (21) que o condutor do trem que descarrilou no último sábado (19), Julio Benítez, terá de explicar por que o disco rígido da câmera que continha imagens da cabine estava em seu bolso quando foi resgatado.

"Há uma questão muito objetiva que é po rque o disco rígido não estava no lugar em que tinha de estar, e, sim, em sua mochila. Esperamos que o condutor recupere-se rapidamente e possa dar explicações para convencer o juiz", disse ele.

De acordo com boletim médico emitido pelo hospital em que Benítez está internado, o condutor passa bem e poderá receber alta ainda hoje, quando estará em condições de prestar depoimento. O secretário informou que o trem estava vistoriado e que o condutor, ao longo do percurso, não informou qualquer defeito mecânico nos equipamentos.

Berni negou as acusações feitas pelo delegado, Rubén Sobrero, de que militantes da La Cámpora – grupo político que apoia a presidenta Cristina Kirchner, teriam chegado com o secretário de Segurança ao local do acidente e tido acesso à cabine.

"Os primeiros que chegaram foram os efetivos da Polícia Federal, de modo que ninguém pôde entrar ou sair da cabine, só o grupo de resgate com o Same [Sistema de Atenção Médica de Emergências] para tirar o condutor do lugar", explicou Sergio Berni.

O secretário questionou o fato de a união de ferroviários [espécie de sindicato] opor-se permanentemente às medidas de segurança em trens que o Ministério do Interior e de Transporte vêm buscando implementar.

"Me chama a atenção e me custa entender a resistência deles ao colocarmos câmeras de segurança dentro das cabines. Ainda mais depois que vimos como os condutores vão: lendo livro, enviando mensagens de texto ou dormindo", finalizou.

* Com informações da Telam   //    Edição: Denise Griesinger
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à
Agência Brasil