Diretor-geral da ONU diz ser possível vencer a luta contra a fome

16/10/2013 - 11h52

Da Agência Lusa

Roma - O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), José Graziano, disse hoje ser possível ganhar a luta contra a fome e destacou a importância de acabar com o desperdício e garantir dietas equilibradas. "Podemos ganhar a luta contra a fome", declarou em cerimônia na sede da FAO, em Roma, para marcar o Dia Mundial da Alimentação.

Graziano informou que 62 dos 128 países monitorados pela FAO atingiram o Objetivo de Desenvolvimento do Milénio de reduzir à metade o número de pessoas com fome a partir de 1990, mostrando ser possível atingir a meta em 2015.

O número de pessoas com fome em todo o mundo diminuiu nos últimos anos, devido principalmente ao crescimento econômico nos países em desenvolvimento e ao aumento da produção agrícola, mas ainda chega a 842 milhões de pessoas. Segundo o diretor-geral da FAO, o custo da fome é equivalente a cerca de 5% do rendimento mundial devido à perda de produtividade e aos gastos com saúde.

Em mensagem enviada a Graziano, o papa Francisco disse que o fato de ainda existir a fome e a subnutrição no mundo é "um escândalo" e criticou o consumismo e o desperdício. Ele considerou que um "dos desafios mais sérios para a humanidade é o da trágica condição em que ainda vivem milhões de pessoas famintas e subnutridas, incluindo muitas crianças".

Francisco pediu solidariedade para encontrar uma solução justa e duradoura e o fim da indiferença, em nível pessoal e institucional, a quem morre de fome ou sofre de subnutrição. "A fome e a subnutrição não podem ser vistas como um fato normal, ao qual nos devemos acostumar, como se fosse parte do sistema. Algo tem que mudar em nós, na nossa mentalidade, nas nossas sociedades", alertou.

Para o papa argentino, a fome e a subnutrição são apenas um dos frutos da cultura do desperdício que, muitas vezes, leva ao sacrifício de homens e mulheres, aos ídolos do lucro e do consumo".