Custo do crédito influencia queda de 6,3% na intenção de consumo das famílias

16/10/2013 - 12h20

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), recuou 6,3% em outubro deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Os sete componentes do indicador apresentaram queda.

A avaliação dos consumidores sobre se o momento atual é bom para a compra de bens duráveis, por exemplo, piorou 13%. A disposição para fazer compras a prazo caiu 8,5%, enquanto a avaliação sobre o nível de consumo atual recuou 7,3%. Os demais componentes apresentaram as seguintes quedas: perspectiva para o consumo (-5,5%), emprego atual (-4%), perspectiva profissional (-3,3%) e renda atual (-2,6%).

De acordo com a CNC, “o aumento do custo do crédito e o menor otimismo em relação ao emprego e a renda impactaram negativamente a confiança das famílias no período”. Mesmo com a queda, o indicador está em 126,3 pontos, ou seja, acima do que a CNC chama de zona de indiferença (100 pontos), o que indica um nível favorável ao consumo.

Edição: Denise Griesinger
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil