Toyota busca incentivos para instalar fábrica de carro híbrido no Brasil

15/10/2013 - 15h23

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Toyota apresentou ao governo proposta para fabricar um carro híbrido no país. Segundo Luiz Carlos Andrade, vice-presidente executivo da montadora, o Brasil poderá ser o primeiro país fora da Ásia a receber uma fábrica de carros híbridos da Toyota. Ele esteve hoje (15) com o Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland.

Existem duas propostas para os carros híbridos. A primeira é com motor elétrico acoplado à combustão, como o Toyota Prius, considerado o carro ecológico da companhia. Outra é para um carro plug-in, que necessita ser abastecido por meio de uma tomada.

“A ideia inicial e viável é, antes, importar. E depois pensar em verticalizar a produção. É um momento muito importante para todos nós. Para o governo, o incentivo à produção. E para a indústria, colocar a produção fora do hemisfério oriental”, disse Luiz Carlos Andrade.

O executivo evitou antecipar detalhes da conversa com o secretário e o valor do investimento. Segundo ele, o objetivo, agora, foi apresentar alternativas e avaliar como o governo recebe a iniciativa. “Eles ouviram o que nós tínhamos a dizer, e se comprometeram a examinar dentro do governo para a gente ter uma próxima conversa”, disse.

Para ele, tecnologia deve ser incentivada, porque assim “acontece em outros lugares do mundo, com incentivos tributários e medidas que facilitem a produção, localização e consumo”.

 

Edição: Beto Coura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil