Mais três seleções das Américas garantirão hoje vaga na Copa do Mundo de 2014

15/10/2013 - 20h33

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Mais três vagas para a Copa do Mundo de 2014 serão decididas na noite de hoje (15). Duas seleções da América do Sul e uma da região das Américas do Norte e Central e do Caribe (Concacaf) garantirão nesta terça-feira a presença no Brasil, no ano que vem.

Na América do Sul, onde a Argentina e a Colômbia já garantiram presença na Copa, o Chile, o Equador e o Uruguai disputam as duas vagas restantes. O Chile e o Equador, ambos com 25 pontos, se enfrentam às 20h30 (horário de Brasília), na capital chilena, em Santiago. Um empate classifica as duas equipes.

Com três pontos a menos, o Uruguai precisa da vitória contra a Argentina, em partida que também começa às 20h30, em Montevidéu, e torce pela derrota de um dos adversários. Além disso, os uruguaios estão com um saldo de um gol negativo, enquanto o Chile tem saldo de três gols a favor e o Equador, de cinco.

O quinto colocado da América do Sul terá que jogar em uma repescagem contra a Jordânia. Serão dois jogos (ida e volta). No dia 13 ou 14 de novembro, a partida será na Jordânia. No dia 20, na casa da seleção sul-americana.

Na Confederação de Futebol das Américas do Norte e Central e do Caribe (Concacaf,) em que os Estados Unidos e a Costa Rica já se classificaram, a disputa pela terceira vaga está entre Honduras e o México. Honduras tem a vantagem por estar três pontos à frente do México. Os hondurenhos enfrentam os eliminados jamaicanos na capital da Jamaica, Kingston, às 22h30 (horário de Brasília).

No mesmo horário, mexicanos enfrentam a Costa Rica, fora de casa. Três pontos atrás de Honduras, o México precisa vencer por dois gols de diferença e torcer por uma derrota simples dos adversários.

Caso o México empate ou vença, mas não se classifique hoje, disputará uma repescagem contra a Nova Zelândia em novembro. Se o México perder, terá que torcer para que o Panamá não vença nem tire a diferença de dois gols de saldo que os separa.

Dezoito das 32 vagas da Copa do Mundo já estão definidas. Além do país-sede (Brasil) e de mais quatro países americanos, estão garantidas quatro seleções da Ásia (Japão, Austrália, Coreia do Sul e Irã) e nove da Europa (Alemanha, Espanha, Itália, Inglaterra, Holanda, Suíça, Rússia, Bélgica e Bósnia).

Dez seleções africanas disputam as cinco vagas do continente em partidas eliminatórias de ida e volta: Burkina Faso, Argélia, Costa do Marfim, Senegal, Etiópia, Nigéria, Tunísia, Camarões, Gana e Egito. A primeira rodada foi realizada entre sábado (12) e hoje (15). A rodada final será entre os dias 16 e 19 de novembro.

Oito seleções europeias também disputarão quatro vagas restantes no continente, em uma repescagem que será realizada em duas partidas, entre os dias 15 e 19 de novembro: Islândia, Romênia, Grécia, Portugal, França, Croácia, Suécia e Ucrânia.
 

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil