Manifestação dos professores estaduais do Rio termina pacificamente no Largo do Machado

10/10/2013 - 23h15

Cristina Indio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A manifestação dos professores da rede estadual de ensino, que começou na manhã de hoje (10), no Largo do Machado, no Catete, na zona sul da capital fluminense, terminou pacificamente no mesmo local no começo da noite, mas alguns professores se juntaram a um grupo de mascarados e seguiram em direção à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), no centro da cidade. A decisão de ir até a Alerj, no entanto, não contou com o apoio do Sindicato dos Profissionais de Educação (Sepe).

A manifestação, durante toda a tarde e início da noite, com os professores tentando chegar ao Palácio Guanabara, sede do governo fluminense, provocou o fechamento da Rua Pinheiro Machado, no bairro de Laranjeiras. Segundo a cordenadora-geral do Sepe, Ivanete Conceição da Silva, a intenção era pedir ao governo do estado a retomada das negociações para pôr fim à paralisação da categoria, que começou no dia 8 de agosto.

A coordenadora criticou o governo do estado que, além de não receber os representantes dos professores, ainda montou um esquema com a Polícia Militar para impedir a chegada dos manifestantes ao palácio. De acordo com Ivanete, entre as reivindicações estão a definição de 40 horas para os funcionários da área de educação, que hoje trabalham com a carga de 30 horas; o veto à lei que determina uma matrícula do professor por escola; a mudança na grade curricular para 2014 e a implantação de um terço de carga horária para planejamento. “São pontos determinantes para o fim da paralisação”, disse.

Enquanto os professores faziam a manifestação, no trecho da Rua Pinheiro Machado, que estava cercado por policiais militares (PMs), alguns ativistas tentaram entrar em confronto com os PMs. , mas a diretora de imprensa do Sepe, Vera Nepomuceno, pediu que os professores não aceitassem provocação. “Estamos aqui tranquilamente. Quem é estranho ao nosso movimento a gente agradece o apoio, mas não queremos confusão”, disse.

Ao fim do protesto, os professores marcaram um ato para terça-feira (15), quando é comemorado o Dia do Professor. Segundo a coordenadora do Sepe, a concentração será na Candelária e a passeata seguirá até a Cinelândia, no centro da cidade.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil