Antonio Patriota é nomeado representante do Brasil na ONU

07/10/2013 - 11h56

Da Agência Brasil

Brasília – O Diário Oficial da União publicou hoje (7) a nomeação do ex-chanceler Antonio Patriota para ser o representante permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. A decisão é assinada pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado.

Patriota deixou o comando do Itamaraty depois que o diplomata Eduardo Saboia, ex-encarregado de Negócios na embaixada brasileira na Bolívia, foi apontado como o principal responsável pela saída do senador oposicionista Roger Pinto Molina e a vinda para o Brasil. Molina foi condenado em seu país e pediu asilo político ao Brasil, refugiando-se na embaixada por mais de um ano. A operação de retirada de Molina, que não obteve salvo-conduto das autoridades da Bolívia, foi feita sem o conhecimento do governo brasileiro e acabou desencadeando uma crise diplomática. Patriota deixou o cargo de chanceler e foi substituído por Figueiredo Machado.

Na semana passada, o Senado aprovou a indicação de Patriota para o cargo de representante permanente do Brasil na ONU por 43 votos favoráveis, 14 contra e 1 abstenção.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil