Ancine lança programa de apoio à participação de produtores brasileiros em eventos internacionais

07/10/2013 - 20h24

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Agência Nacional do Cinema (Ancine) lançou hoje (7) o Programa de Apoio à Participação de Produtores Brasileiros de Audiovisual em Rodadas de Negócios e Eventos de Mercado. Por meio da nova iniciativa de promoção do audiovisual brasileiro no cenário internacional, os produtores poderão pleitear auxílio financeiro para participar de cinco eventos no exterior programados até dezembro.

Escolhidos pela Ancine pela importância estratégica, os eventos são: American Film Market, em Los Angeles (Estados Unidos), de 6 a 13 de novembro; Discop Africa, em Joanesburgo (África do Sul), de 6 a 8 de novembro; Festival Internacional de Documentários de Amsterdã (IDFA), de 20 de novembro a 1º de dezembro; Ventana Sur, em Buenos Aires (Argentina); e Asian TV Forum & Market, em Cingapura. Esses dois últimos estão marcados para o período de 3 a 6 de dezembro.

De acordo com o diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel, a expectativa do órgão é que haja uma presença cada vez mais frequente de produtores brasileiros nesses eventos, como forma de auxiliar a maior inserção de obras no mercado internacional. “Os fóruns de negócios são espaços que, ao reunir parceiros de todas as partes do mundo, permitem um melhor entendimento das estratégias e ações necessárias para uma empresa reforçar sua presença”, disse Rangel.

Segundo a Ancine, o apoio financeiro varia de R$ 1,2 mil a R$ 5,4 mil e deve ser gasto, prioritariamente, com a compra de passagens aéreas. Poderão requerer o apoio representantes de produtoras brasileiras independentes registradas na Ancine que tenham ao menos um Certificado de Produto Brasileiro (CPB) de obra emitido no prazo de 18 meses anterior ao evento pretendido e um Sistema de Acompanhamento de Leis de Incentivo à Cultura (Salic) de projeto em processo de realização no momento do pedido.

As solicitações devem ser enviadas para o e-mail programa.mercados@ancine.gov.br.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil