Síria: Comissão do Parlamento Europeu pede reforço na ajuda aos refugiados

03/10/2013 - 9h57

Da Agência Lusa 
 
Bruxelas - A Comissão de Liberdades Civis (Libe) do Parlamento Europeu pediu hoje (3) os Estados-Membros da União Europeia (UE) que garantam a entrada de refugiados sírios no espaço comunitário e acesso a procedimentos de asilo justos.

Numa resolução aprovada nesta quinta-feira (3), a comissão Libe pede ainda à UE que continue enviando ajuda e apoio para que os países vizinhos da Síria mantenham as fronteiras abertas aos refugiados, que já somam mais de 2 milhões de pessoas, três quartos das quais mulheres e crianças.

Os deputados europeus consideram que os Estados-Membros devem recorrer a todas as legislações e procedimentos para dar aos sírios um refúgio temporário seguro, por meio de recurso de um fundo específico para situações de asilo.

A comissão do Parlamento Europeu salienta também que os Estados-Membros e a Comissão Europeia devem preparar programas de contingência, incluindo a possibilidade de ser concedida proteção temporária, que permite a concessão de autorizações de residência durante um determinado período, bem como acesso a alojamento e emprego.

A resolução vai ser debatida e votada na sessão plenária do Parlamento Europeu que começa na segunda-feira (7), em Estrasburgo, França.