Reunião de republicanos e democratas com Obama termina sem acordo

03/10/2013 - 9h39

Da Agência Lusa

Washington - A reunião na Casa Branca, em Washington, do presidente Barack Obama com dirigentes democratas e republicanos para resolver o impasse sobre o Orçamento dos EUA terminou sem conclusões e com troca de acusações.

O presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, o republicano John Boehner, acusou, no final da reunião de uma hora na noite de ontem (2), os democratas do presidente Barack Obama de não quererem negociar para acabar com a paralisação parcial do governo federal. “O presidente reiterou mais uma vez que não vai negociar”, disse.

Antes, o líder da maioria democrata no Senado, Harry Reid, deixou a reunião acusando os republicanos de não mudarem a intenção de usar a crise no orçamento para desfazer a lei dos seguros de saúde. “Estamos bloqueados no Obamacare”, disse Reid.

A paralisação parcial do governo federal deve entrar hoje (3) no terceiro dia. Entre as atividades governamentais suspensas estão os serviços que garantem aos idosos e crianças acesso a refeições, canais de comunicação, como centros de atendimento telefônico, todos os parques nacionais e monumentos, como Yosemite ou o Smithsonian e a Estátua da Liberdade.

Estão ainda prejudicadas investigações sobre doenças, inscrição de doentes para testes clínicos nos institutos de saúde e o sistema de proteção ao consumidor, que se estende da segurança dos produtos para bebês aos produtos financeiros, passando pelos resíduos.

Por outro lado, milhares de funcionários públicos colocados na luta antiterrorista, controle fronteiriço, inspeção alimentar ou segurança do transporte aéreo continuam trabalhando, mas deixam de receber, enquanto milhares são colocados em casa sem receber.