Número de mortes em naufrágio na Itália passa de 130

03/10/2013 - 16h58

Da Agência Brasil*

Brasília - Mais 40 corpos foram descobertos nos destroços submersos da embarcação que naufragou com imigrantes ilegais perto da Ilha de Lampedusa, na costa da Itália. De acordo com a Guarda Costeira local, as mortes agora somam mais de 130.  Entre os mortos, há crianças e mulheres grávidas. Ainda há mais de 250 pessoas desaparecidas. Na embarcação viajavam cerca de 500 pessoas.

Muitos corpos foram encontrados por mergulhadores no interior e ao redor da embarcação, que está a 40 metros de profundidade e a cerca de 500 metros do litoral mediterrâneo. O governo italiano decidiu decretar um dia de luto nacional amanhã (4) em memória das vítimas da tragédia. Segundo comunicado oficial, o primeiro-ministro italiano, Enrico Letta, convocou uma reunião extraordinária do Executivo para decretar o luto.

Os imigrantes ilegais morreram quando a embarcação em que viajavam naufragou ao tentar chegar a Lampedusa – a 205 quilômetros (km) ao sul da Sicília e a 113 km da costa africana. A ilha é considerada uma porta de entrada da Europa via Mar Mediterrâneo.

De acordo com sobreviventes do naufrágio, os passageiros decidiram acender uma fogueira para serem localizados depois de passarem várias horas em alto-mar. O barco pegou fogo e muitos passageiros pularam no mar antes de a embarcação virar.

*Com informações da Agência Lusa // Edição: Juliana Andrade