Oposição deixa plenário da Câmara do Rio em protesto contra a violência da PM

01/10/2013 - 17h47

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A maior parte dos vereadores de oposição acaba de se retirar do plenário da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro em protesto contra a violência da Polícia Militar na repressão aos professores que protestam, do lado de fora, contra a votação do plano de cargos e salários do magistério municipal. Em frente ao prédio do Legislativo, no centro do Rio, o clima é de confronto.

O gás lacrimogêneo já invadiu o interior da Câmara, podendo ser sentido dentro do plenário. Enquanto o conflito entre policiais militares e professores prossegue nas ruas, os vereadores continuavam com os debates em torno da proposta. O regime de urgência para aprovação do projeto foi aprovado por 33 votos a 12.

Há pouco, um grupo de manifestantes tentou invadir a Câmara Municipal através de um portão lateral. Eles conseguiram quebrar o cadeado que fechava a entrada, mas foram reprimidos com spray de pimenta e bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral. Além da Guarda Municipal, policiais do Batalhão de Choque estão dentro da Câmara para proteger o prédio.

O vereador Leonel Brizola Neto (PDT) criticou a decisão de continuar da sessão. “O presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Felippe [PMDB] quer fazer uma sessão com bombas e balas de borracha em cima do povo. Nem na época da ditadura isso ocorreu”, reclamou. A pretensão da bancada governista é aprovar a proposta ainda hoje.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil