Índios e ativistas fazem marcha em Brasília

01/10/2013 - 21h42

Da Agência Brasil

Brasil - Cerca de mil pessoas, segundo a Polícia Militar do Distrito Federal, entre ativistas, quilombolas e índios de diversas etnias, marcharam pela Esplanada dos Ministérios no fim da tarde de hoje (1º), em ato contra as violações dos direitos territoriais das populações indígenas. Diferentes lideranças de vários estados estão acampadas no canteiro central da esplanada em uma semana de protestos.

A marcha começou às 16h50, a partir do acampamento, passou pelo Ministério da Saúde, o Palácio do Itamarati, contornou o Congresso Nacional pela Praça dos Três Poderes, e seguiu até o Ministério da Justiça com término de volta ao acampamento. Os manifestantes traziam faixas com palavras de ordem e criticavam especialmente a PEC 215, que está em tramitação na Câmara dos Deputados.

O protesto faz parte da Mobilização Nacional em Defesa da Constituição Federal, convocada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), com o apoio de diversos movimentos sociais, visando a defender a Constituição, os direitos de povos indígenas e tradicionais e o meio ambiente.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil