Presidentes dos EUA e do Irã conversam ao telefone sobre programa nuclear iraniano

27/09/2013 - 20h09

Da Agência Lusa

Washington - Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e do Irã,  Hassan Rouhani, conversaram hoje (27) ao telefone, na primeira comunicação entre os líderes dos dois países desde a Revolução Islâmica, em 1979. "Agora mesmo falei ao telefone com o presidente Rouhani”, disse Obama. “Nós discutimos os esforços que estão em curso para chegar a um acordo sobre o programa nuclear do Irã".

O telefonema ocorreu depois do encontro dos dois líderes na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. Obama disse que o fato de ser a primeira comunicação direta entre os presidentes americano e iraniano em mais de 30 anos denota a “profunda confiança” entre os dois países. “Eu acredito que há uma base para uma solução", disse Barack Obama.

O Irã confirmou o telefonema entre Obama e Rouhani, dizendo que ambos trataram de uma rápida solução para a questão nuclear, bem como em preparar o terreno para a resolução de outras questões que dividem os dois países.

Nos últimos dias têm surgidos sinais de aproximação entre os Estados Unidos e o Irã quanto ao programa nuclear do país asiático. As relações diplomáticas entre o Irã e os Estados Unidos estão cortadas desde a Revolução Islâmica de 1979 e os dois países estão em conflito quanto ao dossiê nuclear, com Washington acusando o Irã de usar o programa de enriquecimento de urânio para produzir secretamente armas nucleares, o que Teerã nega.